quarta-feira, 18 de março de 2009

Tenho Diabetes?!... E agora?...

A diabetes é uma doença no qual o organismo não controla o nível de glicose (açúcar no sangue), porque o pâncreas deixa de produzir insulina, não produz em quantidade suficiente, ou porque as células do organismo são resistentes á acção da insulina. Não são as pessoas que causam uma diabetes. A diabetes não aparece por se comer ou beber muito açúcar. Por vezes uma constipação ou uma gripe pode provocar o aparecimento da diabetes em pessoas com predisposição para essa doença, sendo inútil qualquer esforço para impedir a sua ocorrência. Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e a tipo 2 sendo a última a mais comum, a diferença é que no tipo 1 o tratamento é com canetas de insulina e no tipo 2 é com comprimidos, mas eu só vou falar sobre a diabetes tipo 1.

Existem alguns sintomas que ajudam a diagnosticar uma diabetes, como urinar com frequência em grande quantidade, boca seca, excesso de sede, falta de energia (cansaço), perda de peso, vista enevoada, eu senti alguns desses sintomas.


Como o meu pâncreas deixou de produzir insulina, a única maneira de eu a ter é injectando-a através de uma caneta de insulina, e para controlar o nível de açúcar no sangue é através de um aparelho.




Existe uma enorme variedade de insulinas. O meu médico é que decidiu qual é melhor para mim. Há um tipo de insulina, chamada rápida que parece água. Esta insulina actua depressa.

Começa a actuar mais ou menos meia hora depois de eu a injectar, e o seu efeito mantém-se durante três horas. Há outros tipos de insulina, de acção intermédia como NPH ou Lenta, apresentam um aspecto turvo quando se agitam. Têm um efeito lento, que se prolonga por todo dia e que atinge o máximo 4-8 horas depois de a ter injectado. A insulina pode ser injectada nos braços, na barriga, nas coxas e nas nádegas.

Um diabético deve comer os alimentos certos, em quantidades certas, a horas certas. Deve escolher alimentos integrais, comer alimentos com fibras incluindo legumes e fruta; deve cortar nas gorduras e no sal; deve comer poucas carnes vermelhas e evitar alimentos com adição de açúcar.

Uma hiperglicémia é a subida da glicose no sangue pode acontecer se eu comer demais; se comer ou beber coisas muito doces; se estiver doente; se estiver menos activo do que o costume ou se não der insulina suficiente, se eu não me sentir bem a primeira coisa que tenho de fazer é avisar um adulto, de seguida devo fazer o teste de glicose no sangue, se a glicose estiver alta devo fazer um pouco de exercício.


Uma hipoglicémia é precisamente o contrário de uma hiperglicémia é a descida da glicose no sangue, acontece quando me esqueço de uma refeição; quando me atraso na hora de uma refeição; quando não como o suficiente; se praticar muito exercício físico ou se estiver a dar insulina a mais a primeira coisa que tenho de fazer é avisar alguém se não estiver a sentir-me muito bem, devo fazer o teste e se a glicose estiver baixa deve-se comer ou beber alguma coisa com açúcar, passado dez minutos devo voltar a fazer o teste se os níveis de açúcar continuarem baixos devo comer mais outra coisa.

Quando eu faço exercício físico, os meus músculos consomem mais açúcar. Por isso eu tenho de comer mais para repor o açúcar que os meus músculos consumiram.


Um diabético pode levar uma vida perfeitamente normal.

No dia 14 de Novembro comemora-se o dia mundial da diabetes.


Trabalho elaborado por:
Carlos Pereira, Nº6
6ºB

segunda-feira, 2 de março de 2009

As Radiações dos telemóveis


Estudos feitos revelam que a exposição exagerada perante as radiações dos telemóveis causa perturbações no nosso organismo como:

* Fadiga
* Falta de concentração
* Dores de cabeça

* Perdas de memória
* Náuseas

* Perturbações visuais
* Perda de apetite

* Infertilidade
* Dificuldades digestivas

* Palpitações cardíacas
* Distúrbios do sono

* Sentimento de desconforto.
* Cancro

O telemóvel tornou-se uma ferramenta essencial no dia-a-dia dos portugueses. Tendo-se tornado, um pouco por todo o lado, um objecto comum, em todas as gerações.
Estima-se que cerca de 80% dos jovens da Europa sejam proprietários de telemóveis. Como tal, cabe aos pais e educadores certificarem-se que algumas regras de segurança são cumpridas, para evitar colocá-los em riscos desnecessários.
É bem provável que os efeitos nocivos da exposição prolongada aos telemóveis venham a ser conhecidos dentro de uma década ou duas. Nessa altura, será tarde.
Milhões de crianças poderão vir a ser afectadas por uma tal exposição prolongada. Seria prudente limitar o uso dos telemóveis nas crianças. O telemóvel perturba o sossego e a tranquilidade necessárias aos estudos mas também porque a probabilidade de haver efeitos negativos para saúde é grande.

Mais vale prevenir do que remediar.

Trabalho realizado por:

Cátia, Lisa, Mariana
Patrícia Sousa, Paula
9ºA