sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Crianças e Adolescentes diabéticos na nossa escola


No passado dia 4 de Dezembro realizou-se na nossa escola uma sessão de esclarecimento sobre "Crianças com diabetes". A enfermeira Susana brindou-nos mais uma vez com a sua presença, desta vez acompanhada por uma nutricionista, que nos falou da importância da prática de uma alimentação saudável pelas crianças e adolescentes em geral, e diabéticos em particular.

De seguida, foi projectado um pequeno filme sobre diabetes, no sentido de esclarecer os presentes sobre os sintomas da doença, o que é a hiperglicémia, a função da insulina no organismo, entre outras coisas.

Assistiram a esta sessão o 5º C, o 7º B e o 8º CEF, uma vez que destas turmas fazem parte alunos diabéticos.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA


No dia dois de Dezembro foi celebrado na nossa escola o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, no sentido de alertar os alunos para o facto de que a SIDA é uma doença sexualmente transmissível que se transmite através de relações sexuais sem preservativo, de seringas, agulhas ou material cortante com sangue infectado e de mão para filho durante a gravidez, parto ou aleitamento. Não se transmite, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, através de apertos de mão, tosse ou espirros, partilha de pratos, talheres ou copos, picadas de insectos, roupa, uso de casas de banho ou simplesmente conversas ou contactos sociais.

No decorrer deste dia, realizaram-se algumas actividades, entre as quais se destacam a largada de balões com mensagens feitas pelos alunos de todas as turmas, alusivas a este tema. Durante a largada os alunos gritaram " SIM Á VIDA, NÃO Á SIDA! ". Foram também entregues a todos os alunos réguas, pin’s, lápis e pulseiras, gentilmente cedidos pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA. Os alunos tiveram também oportunidade de escrever mensagens num mural, colocado na Biblioteca da escola para esse efeito.


Marta Pinto
9º B