quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Alimentação na adolescência... (saber mais)

Quase de certeza já assumiste uma grande parte da responsabilidade da tua ingestão alimentar. Deixaste de ser alimentado, fazes as tuas próprias escolhas.

Muitas das refeições são feitas fora de casa, com o grupo de amigos.

Qual será a tua motivação para escolheres certos alimentos e não outros?

O sabor, o aspecto, o custo, ser prático e rápido, ser o que todos comem, ser o que os pais dizem para não comer, ser o alimento da publicidade que tanto gostas...

Um factor importante de motivação é o aspecto físico. Ser popular no grupo de amigos depende sobretudo de uma boa aparência física.

Os rapazes querem ombros, peito e bíceps mais volumosos; as raparigas querem cintura, anca e pernas finas.

Pois, a maioria dos jovens não se preocupa com os aspectos nutritivos da alimentação, até porque os erros alimentares não provocam efeitos imediatos na saúde.

Frequentemente aparece excesso de peso e muitas vezes perturbações do comportamento alimentar.

Ora, nesta fase da vida as necessidades nutricionais são mais elevadas porque é preciso fazer face a todas transformações físicas e psicológicas – rápido crescimento, alterações da composição corporal, desenvolvimento físico e psicológico e na pressa do dia-à – dia, pode não ser fácil fazeres escolhas acertadas.

O caminho para uma vida mais saudável passa por bons hábitos alimentares e actividade física regular.

Como são os teus? Achas que é necessário mudar alguns?


Os alunos do 8º CEF da nossa escola analisaram os seus hábitos alimentares e, dessa análise, resultou o trabalho abaixo:

PowerPoint (clica na imagem)


1 comentário:

  1. TOMÁS ANTôNIO GONZAGA É UMA ESCOLA EM OURO PRETO MG.ELA É UMA ESCOLA ÓTIMA !!ALIMENTAÇAO MUITO BOA E SEMPRE COM SALADA ACOMPANHADA!

    ResponderEliminar