sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chocolate preto ajuda a evitar enfartes e AVC


"Os investigadores acompanharam 19.300 pessoas com idades entre os 35 e os 65 anos ao longo de mais de 10 anos. Durante o acompanhamento foram registadas informações sobre a pressão sanguínea, a altura e o peso, para além de informações sobre dieta, saúde e estilo de vida.
Foi verificado que as pessoas que comiam mais chocolate – uma média de 7,5 gramas por dia – apresentavam a pressão sanguínea mais baixa e um risco 39% menor de sofrer um enfarte do miocárdio ou AVC do que as que comiam menos chocolate – uma média de 1,7 gramas por dia.
Mas a diferença entre os dois grupos era de pouco menos de seis gramas de chocolate por dia, ou seja, menos de um pequeno quadrado de uma tablete média de 100 gramas, escreveram os cientistas.
Apesar de os resultados serem animadores, o líder da investigação, Brian Buijsse, do German Institute of Human Nutrition, alerta, em comunicado citado pela Eurekalert, para o facto de ser necessário consumir chocolate (mesmo sendo do mais rico em cacau) de modo moderado, já que 100 gramas do produto possuem, em média, 500 calorias. Se consumido em excesso, os resultados podem ser precisamente os inversos, ou seja, aumento de peso e dos níveis de pressão arterial.
Vários estudos têm sugerido que os flavonóides, antioxidantes presentes no cacau, podem ser a razão pela qual o chocolate parece fazer bem à pressão sanguínea e à saúde do coração."



NOTA: O chocolate preto para ter estes efeitos benéficos deve conter mais que 75% de cacau...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia das Ciências


Decorreu hoje, na nossa escola, o "Dia das Ciências".



Entre outras actividades, realizou-se um rastreio das condições básicas de saúde, a todos aqueles que o desejaram, contemplando a medição da tensão arterial e da pulsação, a avaliação do peso e da altura, tendo em conta a idade e o sexo, o cálculo do IMC (Indíce de Massa Corporal) e o teste de visão e daltonismo.




Todos as pessoas que se submeteram ao referido rastreio, receberam um livrete de saúde, no qual registaram os seus dados e a partir do qual obtiveram algumas informações / conselhos.