quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação


No passado dia 16 de Outubro comemoramos este dia, relembrando à comunidade escolar a importância de uma alimentação saudável.
Os alunos do 9º F estiveram à frente de uma BANCA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS. Vários alunos consumiram "cachorros saudáveis" (sem molhos, com alface e tomate e com salsichas de frango),  sanduíches de hambúrger de perú, espetadas de fruta, gelatina, sumos de fruta, entre outras coisas deliciosas e saudáveis.
Os alunos do 6º ano, da professora Graça Mendes, conjuntamente com a BECRE, construíram uma RODA DOS ALIMENTOS com produtos frescos.
Foram também projetados, no átrio da Escola Básica de Vila Caiz, os trabalhos elaborados pelos alunos do 9º ano, os quais abordaram temas como Distúrbios Alimentares, Função dos Nutrientes e Importância da Alimentação Equilibrada.



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Alimentação SAUDÁVEL e as CORES dos alimentos



Sabe-se que uma alimentação colorida é desejável para que tenhamos uma dieta saudável, mas por quê?
O prato colorido tem várias funções:

1)   Torna o prato mais atrativo e divertido, e isto é especialmente importante para crianças pequenas, que não conseguem entender a importância de uma alimentação saudável e não sentem atraídas para comer verduras, legumes etc.

2)   As cores dos alimentos indicam as propriedades nutricionais, pelo menos de modo geral, sendo assim, temos uma chance maior de estar dando uma dieta mais balanceada, mesmo sem a orientação de um nutricionista.

3)   A variedade na alimentação é desejada, pois assim consumismo todos os elementos que necessitamos para uma vida saudável.

Por José Luiz Setúbal