quarta-feira, 18 de março de 2009

Tenho Diabetes?!... E agora?...

A diabetes é uma doença no qual o organismo não controla o nível de glicose (açúcar no sangue), porque o pâncreas deixa de produzir insulina, não produz em quantidade suficiente, ou porque as células do organismo são resistentes á acção da insulina. Não são as pessoas que causam uma diabetes. A diabetes não aparece por se comer ou beber muito açúcar. Por vezes uma constipação ou uma gripe pode provocar o aparecimento da diabetes em pessoas com predisposição para essa doença, sendo inútil qualquer esforço para impedir a sua ocorrência. Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e a tipo 2 sendo a última a mais comum, a diferença é que no tipo 1 o tratamento é com canetas de insulina e no tipo 2 é com comprimidos, mas eu só vou falar sobre a diabetes tipo 1.

Existem alguns sintomas que ajudam a diagnosticar uma diabetes, como urinar com frequência em grande quantidade, boca seca, excesso de sede, falta de energia (cansaço), perda de peso, vista enevoada, eu senti alguns desses sintomas.


Como o meu pâncreas deixou de produzir insulina, a única maneira de eu a ter é injectando-a através de uma caneta de insulina, e para controlar o nível de açúcar no sangue é através de um aparelho.




Existe uma enorme variedade de insulinas. O meu médico é que decidiu qual é melhor para mim. Há um tipo de insulina, chamada rápida que parece água. Esta insulina actua depressa.

Começa a actuar mais ou menos meia hora depois de eu a injectar, e o seu efeito mantém-se durante três horas. Há outros tipos de insulina, de acção intermédia como NPH ou Lenta, apresentam um aspecto turvo quando se agitam. Têm um efeito lento, que se prolonga por todo dia e que atinge o máximo 4-8 horas depois de a ter injectado. A insulina pode ser injectada nos braços, na barriga, nas coxas e nas nádegas.

Um diabético deve comer os alimentos certos, em quantidades certas, a horas certas. Deve escolher alimentos integrais, comer alimentos com fibras incluindo legumes e fruta; deve cortar nas gorduras e no sal; deve comer poucas carnes vermelhas e evitar alimentos com adição de açúcar.

Uma hiperglicémia é a subida da glicose no sangue pode acontecer se eu comer demais; se comer ou beber coisas muito doces; se estiver doente; se estiver menos activo do que o costume ou se não der insulina suficiente, se eu não me sentir bem a primeira coisa que tenho de fazer é avisar um adulto, de seguida devo fazer o teste de glicose no sangue, se a glicose estiver alta devo fazer um pouco de exercício.


Uma hipoglicémia é precisamente o contrário de uma hiperglicémia é a descida da glicose no sangue, acontece quando me esqueço de uma refeição; quando me atraso na hora de uma refeição; quando não como o suficiente; se praticar muito exercício físico ou se estiver a dar insulina a mais a primeira coisa que tenho de fazer é avisar alguém se não estiver a sentir-me muito bem, devo fazer o teste e se a glicose estiver baixa deve-se comer ou beber alguma coisa com açúcar, passado dez minutos devo voltar a fazer o teste se os níveis de açúcar continuarem baixos devo comer mais outra coisa.

Quando eu faço exercício físico, os meus músculos consomem mais açúcar. Por isso eu tenho de comer mais para repor o açúcar que os meus músculos consumiram.


Um diabético pode levar uma vida perfeitamente normal.

No dia 14 de Novembro comemora-se o dia mundial da diabetes.


Trabalho elaborado por:
Carlos Pereira, Nº6
6ºB

10 comentários:

  1. Meu nome é Amiltom Coitinho tenho 47 anos, sou casado e resido em Arapongas Pr. Como muitas pessoas eu também sofri muito por causa da diabete, eu não sabia o que tinha até que um dia eu passei mal e fui levado já quase em coma para o hospital. Fiz muitos exames e um deles deu diabete tipo dois já num gral muito elevado, pois, eu já estava ficando sego, fiquei internado e quando recebi alta veio a decepção, o doutor me disse que eu tinha que tomar insulina pelo resto da vida. Entrei em depleção, não aceitava ser escravo de insulina, mas, tomei-a durante três longos anos, ai comecei a procurar remédios caseiro, até que me ensinaram um tal de chá de JAMELÂO, eu estava disposto a qualquer coisa pra se livrar da insulina. Mesmo sem acreditar que ia me curar eu comecem tomar o chá de JAMBOLÂO, pois, eu não tinha nada a perder. E não é que depois de três meses tomando o chá de JAMBOLÂO fui ao medico medir a diabete, e, a surpresa, a diabete tinha sumido, o medico disse que eu não era mais diabético e não precisava mais de insulina, não é incrível? E agora já faz dois anos que eu não tomo mais insulina graças a Deus e ao chá de JAMBOLÂO. É difícil acreditar, pois, eu também não acreditava, mas, estou totalmente curado e levo uma vida normal já há dois anos, e agora eu quero que outras pessoas que sofrem com esse mal também sejam curadas. Façam o chá de JAMBOLÂO mesmo que você não acredite, pois, eu também não acreditava, mas, façam você não vai perder nada, e o JAMBOLÂO pra quem não a conhece é uma arvore semelhante a um pé de jabuticaba só que maior, mas que da umas frutinhas idênticas à jabuticabeira, procure-o com pessoas do sitio eles vão te arrumar, pois, ele é muito comum nos sítios. PEGUE DEZ FOLHAS DE JAMBOLÃO DEIXE-AS SECAR E VERVA EM DOIS LITROS DE AGUA, GUARDE NA GELADEIRA E TOME TRES COPOS DURANTE O DIA E CONTINUI COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL, VOCE VAI VER QUE EM ALGUNS MESES ESTARA LIVRE DE APLICAR ISULINA. EU ESTOU E A MINHA DIABETE ERA A TIPO DOIS, AMILTOM COITINHO, FONE (43)-8804-2760.

    ResponderEliminar
  2. Dirce Mimoto Estork, agradecida a Deus, por poder ler este artigo, sou diabetica Mellitus 2 desde 52 anos de idade, isto é há 6 anos e gostaria de tomar o chá de Jambolão e tb ficar curada.

    ResponderEliminar
  3. anonima eu estou com diabete tipo 2 esse cha de jambolao cura msm? estou querendo fazer eu vou fazer . nao aguento ms sofrer ,nao poder comer as coisas que gosta ,comer com medo, nao aguento ms isso. Seu amiltom onde eu encontro essas folhas o senhor pode me ajudar . Vou ficar aguadando o senhor entter em contato comigo. que deus abençoe o senhor ,nao tem preço que pague oque o senhor amiltom esta fazendo. Deus que de muita saude ao senhor e seus familiares .muito obrigado de todo meu coraçao .

    ResponderEliminar
  4. tenho diabetes tipo 2 e ganhei de um amigo a fruta do jambolão..e não sei como fazer.. a fruta não resolve? tem que ser o cha das folhas secas das arvores? se alguem souber, por favor me ajude

    ResponderEliminar
  5. pf seu amilton eu vivo em francia como posso fazer para conseguir essa folha

    ResponderEliminar
  6. As pessoas que sofrem de Diabetes ou de ASMA, estão de parabéns, pois com este chá de JAMBOLÂO do Amilton Coutinho que cura a Diabetes. Quero dizer para todos os asmáticos, que tenho 3 produtos naturais que cura a ASMA em 15. Basta tel. (86) 3084-3648 / 8815-2704 Ou E-mail que darei mais detalhes da cura da ASMA.

    ResponderEliminar
  7. gostaria de saber a onde eu achop a folha de jamelão

    bastosmax@ig.com.br

    ResponderEliminar
  8. Não sei se o local aqui é adequado, mas comprei uma caneta de insulina ótima e diferente. A gente abastece a seringa e coloca a seringa dentro da caneta que dispara a agulha e injeta ao mesmo tempo. Muito prática pra quem tem pavor, medo ou desconforto com a agulha e a picada. Eles colocaram um filme no YouTube que mostra como funciona. Vale a pena ver e divulgar. http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  9. http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw
    Boa tarde,sou Diabetico Tipo 2...á 19 Anos e dou insulina 2 vezes por Dia, vi esta Caneta injetora e gostei...como posso aquiri-la?? resposta para: nidiamsimoes@hotmail.com
    fico agradecido se me responder....Cumprimentos Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigada pelo comentário. Penso que pode encontrar a caneta injetora numa farmácia. Mas para ter mais informações, consulte o médico de família.

      Eliminar