quinta-feira, 12 de abril de 2012

Marcha de Montanha Solidária



O montanhismo é a arte (que na prática é um desporto) de caminharmos pelas montanhas, aliando técnica, esforço físico e mental na busca de prazer e bem estar. É a capacidade de superarmos os nossos limites e ultrapassar os desafios impostos por uma força natural, na tentativa de subir ao ponto mais alto de uma montanha ou percorrer uma determinada via. No entanto, fazer montanhismo não é medir forças com uma montanha,  é podermos regressar com mais firmeza, com mais conhecimentos, mas sempre com muita humildade e respeito pela natureza.
No passado dia 23 de Março (último dia de aulas do 2º período), no âmbito da comemoração do "Dia Mundial da Floresta", toda a comunidade escolar participou numa Marcha de Montanha que, para além de carater lúdico-pedagógico, teve um carater Solidário, uma vez que colaboramos com a Organização Não Governamental (ONG) - Médicos do Mundo, no sentido de angariar fundos para os jovens de S. Tomé e Príncipe e para os idosos de Portugal.
Partimos ao início da Manhã, completando 8 autocarros, rumo à Serra do Marão. Iniciamos a marcha junto à Pousada do Marão e fizemos a primeira paragem no parque da Lameira, onde deixamos as mochilas com o farnel. Neste local decorreu uma largada de pombos, em memória ao aluno Alberto Ribeiro, do 7º B, falecido alguns dias antes. Continuamos o percurso (delineado pela equipa organizadora), que terminou de novo no parque da Lamenira, onde confraternizamos durante o piquenique. Depois regressamos ao ponto de partida inicial e deslocamo-nos, nos autocarros, até à escola.
Durante este dia tivemos a oportunidade de tirar muitas fotografias e alguns, os que se inscreveram, podem participar no "Concurso de Fotografia" que vai decorrer na escola. Foi também possivel conhecer melhor a fauna, a flora e a geologia do local onde decorreu a marcha, pois consultamos os placards informativos que se encontravam ao longo do percurso e preenchemos um questionário que nos foi entregue no início.
Foi um dia diferente... passado na Natureza.






Sem comentários:

Enviar um comentário