sábado, 13 de dezembro de 2008

Entrevista à professora Eugénia Pereira de Ciências Naturais, coordenadora do PES

Uma vez que a professora de Língua Portuguesa nos pediu que fôssemos jornalistas, que observássemos o dia -a -dia da nossa escola e que o registássemos em textos, considerámos oportuno a entrevista a uma das organizadoras do evento “Semana da alimentação”, a professora Eugénia Pereira.


Entrevistador: Que actividades decorreram durante essa semana.?

Prof. Eugénia: Concurso “a Melhor sopa”; Roda dos alimentos ao vivo;Exposição de trabalhos;apresentação em powerpoint;acção de Formação:”Nutrição e actividade física”; lançamento de um jornal de parede “Promoção da saúde”Cálculo do índice da massa corporal; distribuição de água e fruta.


Entrevistador: Com que objectivo foram implementadas essas actividades?

Prof. Eugénia: Com o objectivo de alertar a comunidade escolar para a importãncia de uma alimentação equilibrada; incentivar para a prática do exercício físico; criar hábitos saudáveis e sensibilizar para a importância da sopa. Penso que conseguimos alcançar os nossos objectivos.


Entrevistador:Concorda com o slogan “Bem comer para bem viver”?

Prof.Eugénia: Claro que sim. Se praticarmos uma alimentação saudável – “comer bem”- a probabilidade de sermos saudáveis é muito maior.


Entrevistador:Numa altura em que se fala tanto de obesidade infantil, considera correcto a venda de chocolates e rebuçados no bar?

Prof. Eugénia: Certamente que não.


Entrevistador: Que medidas deveriam ser tomadas para começar a alterar os hábitos alimentares dos alunos?

Prof. Eugénia: Em primeiro lugar, deveria sensibilizar-se a comunidade escolar para a importância de uma alimentação equilibrada. Depois, começar por introduzir no bar e na cantina alimentos saudáveis:fruta, vegetais, batidos…


Entrevistador: Agora , gostaríamos que dissesse o que pensa sobre:

Fast food: Raramente, se possível, nunca.
Doces: Poucos.
Pequeno – almoço: Sempre! É a refeição mais importante.
Sopa: Fundamental numa dieta equilibrada.
Fruta: Sempre.
Refrigerantes: Evitar.
Exercício Físico: Diário.


Isabel/Helena/Diogo/Luís Santos/Sofia Teixeira8ºB

1 comentário: