quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O papel da Escola na promoção de estilos de vida activos.


É factor fundamental no ensino actual a educação para a saúde. Na nossa escola essa abordagem é feita de forma transversal em todas as disciplinas com vista à promoção de estilos de vida saudáveis. A disciplina de Educação Física confere na sua prática o importante contributo para a promoção da actividade física e apresenta-se já no momento como a disciplina que lidera a aquisição de conteúdos e competências associadas directa e indirectamente com a promoção da saúde.

A Educação Física tem aqui um importante papel a desempenhar, na medida em que, permite aos alunos a prática desportiva, como também, fornecer as competências mínimas de gestão da actividade física que tornem a sua prática futura autónoma e sistemática. Os estudos actuais comprovam que a actividade física realizada de uma forma intensa, particularmente em idade escolar, aumenta em muito a probabilidade de se vir a ser fisicamente activo na idade adulta e consequentemente mais saudável. Portanto, entendemos que o trabalho integrado da escola sugere uma maior possibilidade de influenciar os educandos para a aquisição de hábitos saudáveis e para a actividade física com o intuito de promover a saúde no decorrer da sua vida.

Foi com base neste pressuposto que a EB2,3 de Vila Caiz assinou um protocolo para desenvolver o programa Fitnessgram. O Fitnessgram é um programa de educação e avaliação da aptidão física relacionada com a saúde. Este programa foi concebido para auxiliar os professores na consecução de uma das finalidades educativas expressas no currículo da disciplina de Educação Física, nomeadamente, ensinar os alunos a enquadrar a actividade física como parte do quotidiano. O desenvolvimento do Fitnessgram baseia-se na concepção de uma aptidão física relacionada com a saúde, cuja avaliação funciona como elemento motivador para a actividade física de forma regular, ou ainda como instrumento cognitivo para informar, através de relatórios, os alunos das implicações que a aptidão física e a actividade física regular têm para a saúde. As suas metas educativas assentam em quatro pontos:

(1) Saber – praticar de forma correcta e segura a actividade física relacionada com o bem-estar;
(2) Apreciar- prática regular de actividade física relacionada com o bem-estar;
(3) Aprender -Enquadrar rotinas de actividade física regular no estilo de vida;
(4) Empenhar- em qualquer actividade física ao longo da vida.

No entanto, é nosso dever informar a comunidade da perspectiva marcadamente funcionalista da actividade física que por vezes impera no meio onde vivemos. Isto é, a ideia que da simples prática resulta sempre efeitos benéficos ao nível da saúde. Esta perspectiva além de errada contribui como veículo negativo na promoção do exercício quer para os jovens quer para os adultos. Assim, pretendemos instruir o jovem, durante o seu percurso escolar, acerca dos princípios gerais que se encontram subjacentes à actividade física, vantajosa no campo da saúde. Este saber permitir-lhe-á, em cada momento, responder positivamente às mudanças que caracterizam a dinâmica dos programas de actividade física, ajustando eficazmente a natureza da actividade e respectiva componente da carga face a eventuais constrangimentos que possam surgir.

De facto, o nosso propósito é reforçar a ideia de que os alunos devem ter acesso a um conjunto de informações teóricas e práticas, segundo os conceitos científicos direccionados para a aquisição e manutenção de níveis satisfatórios de aptidão física, prática da actividade física regular com aceitação do estilo de vida saudável e com a adesão na fase adulta. É neste contexto que surge a promoção de experiências agradáveis no âmbito da disciplina de Educação Física, o Programa Fitnessgram (já referido) e a oferta de prática desportiva centrada no desenvolvimento de alguns projectos:

(a) Desporto escolar com os grupos-equipa de Natação Regular, Natação Adaptada, Futsal Feminino e Andebol Masculino;
(b) Clube Saudável com modalidades e actividades diversas e motivantes que vão de encontro às necessidades e interesses dos nossos alunos dos 2º e 3º Ciclos;
(c) Clube de Dança onde os alunos podem experimentar e divertirem-se com diferentes tipos de dança e realizar coreografias para apresentar em eventos escolares.

Enfim, é nossa vontade promover uma escola que seja capaz de orientar o aluno para a vida, mostrando-lhe os caminhos para a cidadania e dando-lhe o referencial necessário para que possa, com sabedoria, zelar pela sua saúde e bem-estar.
Virgínia Oliveira

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