quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pirâmide da actividade física

Clica na imagem para ampliar.


Os estudos demonstram que a atividade física regular é um importante aliado ao combate de doenças crónicas não transmissíveis. Entretanto, devido às condições actuais que determinam o estilo de vida moderno, tornou-se essencial à prevenção dessas doenças, estabelecendo outros parâmetros de atividade física.

Assim, a partir da década de 90, tem-se tentado estender à sociedade o reconhecimento sobre a importância do exercício não programado ou espontâneo na melhoria da qualidade de vida e no controle e/ou tratamento da obesidade e outras doenças crónicas associadas.Neste sentido, sabe-se que o aumento no nível de atividade física espontânea ou de lazer pode resultar em aumento do gasto energético diário e, consequentemente, da taxa metabólica diária.

Este conceito vem de encontro com a proposta da Pirâmide de Atividade Física. Ela apresenta de uma forma simples a importância na sua prática e regularidade de uma atividade, de acordo com o esforço físico necessário e de maneira a não prejudicar a saúde.


Para interpretar a Pirâmide:

Na base da pirâmide estão indicadas as atividades que devem ser adotadas com mais frequência. Ao subir, serão encontrados as indicações e o tempo de outras atividades, até chegar ao topo onde está relacionado o que se deve diminuir.

Sem comentários:

Enviar um comentário