sábado, 29 de maio de 2010

Sabias que...

Bróculos
Os bróculos são dos legumes cujo consumo está bastante associado à prevenção do cancro.
Num estudo recente publicado na Clinical Cancer Research, vem confirmar novamente o papel anticancerígeno dos bróculos, desta vez, no cancro da mama.

Este efeito deve-se a um composto chamado sulfurafano, que existe em grande quantidade nos bróculos.

Como incentivo ao consumo de bróculos, vê aqui uma forma diferente para os consumir: esparregado de bróculos.

Chá Verde

O chá verde é conhecido pelo sua grande capacidade antioxidante.
Segundo uma investigação realizada na Universidade Fernando Pessoa, no Porto e que será publicada na edição de Setembro da revista Food Chemistry, o extrato de chá verde apresentou um efeito inibidor "promissor" sobre o crescimento de células do cancro renal.

"Segundo a Dra Branca Silva, co-autora do estudo a publicar na edição de 1 de setembro, explicou à Lusa que, após um ano de investigação, verificou-se que "o chá tem um efeito enorme sobre estas células e faz com que elas deixem de crescer, de se multiplicar".

O chá verde tem ainda outros benefícios, auxilia na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, activa os sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose entre outras doenças degenerativas, tem óptima acção cicatrizante.
Quando usado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecções de garganta.

Tudo isso, deve-se á sua sua composição. Ele contém altas concentrações de antioxidantes, estimulantes, além da teofelina, que é um vasodilatador.

Oleaginosas

Estas são ricas em gorduras mono e polinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e activam o metabolismo na queima de gorduras. Reduzem o nível de LDL (colesterol “mau”) e aumentam o HDL (colesterol “bom”), responsável por limpar as artérias, e por isso são armas poderosas para afastar doenças cardíacas, combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças.

Noz

É uma óptima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e vitamina E, tem uma acção antioxidante, para além de proteger contra doenças do coração, pois ajudam a diminuir o colesterol alto. Também é rica em ácido elágico, que por inibir o crescimento de células cancerígenas.

A quantidade recomendada e 1 unidade por dia.


Amêndoa


É uma óptima fonte de proteína, fibra e ferro, além de conter mais cálcio que o leite. Possui ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. A gordura monoinsaturada contida nas amêndoas tem um efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres devido ao seu efeito antioxidante.

Para quem que usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é a melhor opção, tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol, melhora as afecções cardíacas, é restaurativa e nutritiva. A sua ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos e ainda restabelece a força física e mental.

O ideal é consumir 12 porções ao longo do dia, por exemplo, quatro unidades a meio da manha, outras quatro no lanche e as últimas quatro antes de dormir.

Sem comentários:

Enviar um comentário